JI Boavista - Cepelos

CEPELOS

4600-052 AMARANTE

255 432 465

Jardim de Infância de Cepelos situa-se no edifício da Junta de Freguesia de Cepelos, na cidade de Amarante, próximo do Parque Florestal, Piscinas Municipais e rio Tâmega.
Possui duas salas de actividades, uma sala polivalente, gabinete de educadores e cantina.

JI Igreja - S. Simão

Igreja / S. Simão

Rua de Infesta, Igreja, S. SIMÃO

4600-741 AMARANTE

255 432 983

À espera de informação

JI Igreja - Lomba

Igreja / Lomba

Rua da Escola EB1 Igreja Lomba nº325, LOMBA

4600-651 AMARANTE

255 437 446

O Jardim de Infância do Talegre situa-se na freguesia da Lomba, a cerca de 3  km do centro da cidade de Amarante. Funciona em instalações provisórias na Sede  da Junta de Freguesia. Possui uma sala de actividades, uma sala de apoio  (destinada ao prolongamento), um WC para crianças, um WC para adultos e cantina.

JI Tojal - Padronelo

TOJAL / PADRONELO

Rua Paulino Cabral nº 85, PADRONELO

4600-625 AMARANTE

255 432 831

O Jardim de Infância de Padronelo está associado à EB1 e possui uma sala de actividades e um gabinete de Educadores.

JI Fornos - Jazente

Fornos / Jazente

Largo de Santa Marinha, JAZENTE

4600-651 AMARANTE

255 437 180

O Jardim de Infância de Jazente localiza-se junto à escola, na freguesia de Jazente, a cerca de 8 km do centro da cidade de Amarante.
Possui uma sala de actividades,  gabinete de Educador e cantina.

JI Igreja - Gondar

Igreja/ Gondar

Urbanização do Castelo-GONDAR
4600-000 AMARANTE

255 441 353

À espera de informação.

A nossa freguesia

Localiza-se a cerca de 6 Km da sede do concelho e tem aproximadamente uma área   de 973 hectares.

Situa-se   na margem esquerda do Rio Ovelha e do Rio Carneiro, sendo estes afluentes do   rio Tâmega e delimitada pelas freguesias de Padronelo, Bustelo, Carvalho de   Rei, Jazente e Paredes. É atravessada pela estrada

Nº 15, pela Nº 101 e   pela IP 4, o que valoriza bastante a freguesia.

As habitações são de uma maneira geral construídas em granito, verificando-se que nas décadas de (19)70/80, por influência dos emigrantes, as construções sofreram uma alteração negativa na estrutura arquitectónica.

Salienta-se a   existência de algumas casas solarengas dos Séculos XVII e XVIII.

Quanto ao   modo de vida da população a maior parte dedica-se à agricultura de   subsistência, excepto o vinho que, quando em abundância, é vendido a   particulares ou a cooperativas. Há também quem trabalhe na construção civil e   na indústria de panificação.

Nesta   freguesia existem três associações: União Desportiva e Cultural de Gondar,   Amigos do Jardim-de-Infância de Gondar (tendo sido esta última criada por   iniciativa do presidente da autarquia e de alguns pais) e por último a   Associação Social Bem Estar de Gondar, que é responsável pela componente   social de apoio à família do Jardim-de-Infância, pelo ATL e pelo Centro de Dia   da freguesia de Gondar.

Na   freguesia de Gondar há duas festas anuais de índole religioso, que são a festa   em Honra da Nossa Senhora do Rosário e Festa do Santíssimo Sacramento.

Gondar   torna-se, principalmente para os agricultores e população rural circunvizinha,   um ponto de atracção pelo facto de se realizar uma das feiras mais conhecidas   dos arredores, a Feira do Cavalinho. A importância da feira resulta   essencialmente da comercialização do gado bovino, suíno e de vários utensílios   agrícolas.

No campo, arqueológico é de salientar a   existência de uma Igreja Românica no lugar Mosteiro, de lagares de Mouros e de   duas parcelas de Estrada Romana, uma situada no lugar de Valinhos e a outra no   lugar de Marãozinho.

JI Bustelo de Cima - Bustelo

Bustelo de Cima / Bustelo

Rua das Fontainhas, BUSTELO

4600-530 AMARANTE

255 461 031

O Jardim de Infância de Bustelo de Cima situa-se na freguesia da Carneiro, a cerca de 15  km do centro da cidade de Amarante. Possui uma sala de actividades, uma sala de apoio  (destinada ao prolongamento), um WC para crianças e um WC para adultos.

JI Rua - Aboadela

Rua / Aboadela