JI Igreja - Gondar
Jardim de Infância
Igreja/ Gondar
Urbanização do Castelo-GONDAR
4600-000 AMARANTE
255 441 353
À espera de informação.
A nossa freguesia
Localiza-se a cerca de 6 Km da sede do concelho e tem aproximadamente uma área de 973 hectares.
Situa-se na margem esquerda do Rio Ovelha e do Rio Carneiro, sendo estes afluentes do rio Tâmega e delimitada pelas freguesias de Padronelo, Bustelo, Carvalho de Rei, Jazente e Paredes. É atravessada pela estrada
Nº 15, pela Nº 101 e pela IP 4, o que valoriza bastante a freguesia.
As habitações são de uma maneira geral construídas em granito, verificando-se que nas décadas de (19)70/80, por influência dos emigrantes, as construções sofreram uma alteração negativa na estrutura arquitectónica.
Salienta-se a existência de algumas casas solarengas dos Séculos XVII e XVIII.
Quanto ao modo de vida da população a maior parte dedica-se à agricultura de subsistência, excepto o vinho que, quando em abundância, é vendido a particulares ou a cooperativas. Há também quem trabalhe na construção civil e na indústria de panificação.
Nesta freguesia existem três associações: União Desportiva e Cultural de Gondar, Amigos do Jardim-de-Infância de Gondar (tendo sido esta última criada por iniciativa do presidente da autarquia e de alguns pais) e por último a Associação Social Bem Estar de Gondar, que é responsável pela componente social de apoio à família do Jardim-de-Infância, pelo ATL e pelo Centro de Dia da freguesia de Gondar.
Na freguesia de Gondar há duas festas anuais de índole religioso, que são a festa em Honra da Nossa Senhora do Rosário e Festa do Santíssimo Sacramento.
Gondar torna-se, principalmente para os agricultores e população rural circunvizinha, um ponto de atracção pelo facto de se realizar uma das feiras mais conhecidas dos arredores, a Feira do Cavalinho. A importância da feira resulta essencialmente da comercialização do gado bovino, suíno e de vários utensílios agrícolas.
No campo, arqueológico é de salientar a existência de uma Igreja Românica no lugar Mosteiro, de lagares de Mouros e de duas parcelas de Estrada Romana, uma situada no lugar de Valinhos e a outra no lugar de Marãozinho.