Desporto Escolar 

 «Os alunos deverão, ao longo do seu processo de formação, conhecer as implicações e benefícios de uma participação regular nas actividades físicas e desportivas escolares, valorizá-las do ponto de vista cultural e compreender a sua contribuição para um estilo de vida activa e saudável.»

Semana das Ciências e Tecnologias

De 4 a 8 de abril, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Amarante, a “Semana das Ciências e Tecnologias” da responsabilidade do departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

atv semana ciencias

Esta iniciativa, teve como principais objetivos, motivar os alunos para as Ciências Experimentais, desenvolver a curiosidade e o espírito científico, desenvolver competências no âmbito do trabalho experimental e incrementar a literacia científica dos mesmos.

Ao longo de todo a semana, na EB2,3 de Amarante e na EBI do Marão, decorreram diversas atividades no âmbito da Matemática, Ciências Naturais, Ciências Físico-químicas e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Assim, os alunos tiveram oportunidade de realizar uma visita ao Centro Nacional de Sementes Florestais, assistir a diversas ações de sensibilização, participar em campeonatos de matemática, visitar uma feira de minerais, assistir a um espetáculo de dança, entre outras. Ainda neste âmbito, no dia 6 de abril, a professora doutora Isilda Rodrigues, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dinamizou, juntamente com um grupo de alunos desta universidade, uma sessão de atividades experimentais intitulada “ À descoberta da Ciência e do Ambiente”, nas duas escolas.

Os alunos mostraram-se sempre muito entusiasmados e participaram ativamente em todas as atividades. 

A Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências,
Marta Fontes

Premios de Mérito

Parabéns!!!

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Amarante, foram distinguidos pelo seu desempenho escolar, numa “assumida cultura de valorização da excelência”. A festa, preparada por Funcionários, Professores e Alunos, contou com casa cheia e um clima de grande satisfação e alegria para todos quantos a ela assistiram.

atv premios merito 15 16

A cerimónia iniciou-se, com momentos musicais, interpretados por alunos do Ensino Articulado de Música e de Dança, que são simultaneamente nossos e do Centro Cultural de Amarante. Estes meninos e meninas abrilhantaram a noite, juntamente com os alunos premiados. De seguida, procedeu-se à entrega os prémios aos alunos - diploma e um troféu.

O prémio de mérito surge como incentivo e reconhecimento da dedicação, do esforço e do desempenho escolar, premiando aptidões e atitudes reveladas nos domínios cognitivo, cultural, pessoal e social. 
O prémio de mérito premeia os alunos em anos terminais de ciclo, ou seja, 4º, 6º e 9º anos de escolaridade, com média final mínima de 4,5 valores, que cumulativamente tenham obtido no mínimo nível 4 às disciplinas de Português e Matemática. 
Os alunos do 4º ano devem ainda ter menção mínima de Bom às restantes áreas disciplinares de Estudo do Meio e Expressões. 
Nenhum aluno pode ser proposto para os quadros de mérito se tiver sido sujeito a alguma medida disciplinar devidamente registada e apresentar faltas injustificadas.

Parabéns a toda a comunidade escolar, que não baixa os braços em prol do conhecimento, pilar de todos os valores da humanidade!!

Ver Reportagem Fotográfica

Encontro com o escritor Álvaro Magalhães

No dia 21 de abril os alunos do 6º ano conheceram o escritor Álvaro Magalhães, autor de uma vasta obra literária, destinada sobretudo ao público infanto-juvenil. 
Os alunos leram poemas do escritor e colocaram-lhe diversas perguntas às quais o escritor respondeu com toda a simpatia.

atv escritor alvaro magalhaes

No dia 21 de abril os alunos do 6º ano conheceram o escritor Álvaro Magalhães, autor de uma vasta obra literária, destinada sobretudo ao público infanto-juvenil. 
Os alunos leram poemas do escritor e colocaram-lhe diversas perguntas às quais o escritor respondeu com toda a simpatia.
Serviu este encontro para ficarem a conhecer melhor o escritor e a sua mais recente coleção “O Estranhão”.
Este encontro realizou-se no âmbito das atividades da Semana da Leitura promovidas pela biblioteca escolar.

 

Visita de Estudo à RESINORTE

No dia 14 de janeiro, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 5º ano da EBI do Marão, na companhia das professoras de Português e Ciências Naturais, visitaram a RESINORTE, em Codessoso – Celorico de Basto.

atv resinorte

Esta empresa procede ao tratamento de cerca de 350 mil toneladas de resíduos urbanos por ano, através da sua triagem, recolha, valorização e tratamento. Os resíduos são provenientes de diversos concelhos como Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Chaves, Fafe, Guimarães, Marco de Canaveses, Mesão Frio, Peso da Régua, Resende, Sabrosa, Santo Tirso, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila Real entre outros.
Através da sua ação, a RESINORTE contribui para o desenvolvimento sustentável da região e do país e para a maximização do bem-estar humano.
Esta visita teve como objetivo principal, desenvolver nos alunos conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente, nomeadamente incentivando-os à reciclagem de materiais.
Os alunos puderam observar a triagem dos resíduos ao longo de tapetes rolantes, a separação magnética pela ação de um electroíman e o enfardamento.
No final, todos consideraram que a visita de estudo foi interessante e divertida.

A professora de Ciências Naturais
Marta Costa

Ver Reportagem Fotográfica

Capitão Mocho - grupo musical

A EB 2,3 recebeu com muito entusiasmo, a banda de música natural da vila da Lixa, os Capitão Mocho. Em 2009, cinco amigos com gostos musicais idênticos juntam-se para um projeto cujas principais influências musicais são o rock.

atv capitao mocho

A EB 2,3 recebeu com muito entusiasmo, a banda de música natural da vila da Lixa, os Capitão Mocho.
Em 2009, cinco amigos com gostos musicais idênticos juntam-se para um projeto cujas principais influências musicais são o rock.
Atuando ao vivo em diversos bares e locais de espetáculos, queimas das fitas e televisão, com a presença no programa "5 para a meia noite" da RTP1, vão adquirindo notoriedade e reconhecimento por parte do público.Muito obrigado pelo fabuloso momento musical!!!


https://www.facebook.com/capitaomocho
https://www.youtube.com/watch?v=WejPWOJ9SYc

Visita de Estudo à CENOL

No dia 06 de abril, no âmbito da disciplina de Técnicas de Cerâmica, os alunos do Curso Vocacional, na companhia da diretora de turma e do professor de Técnicas de Cerâmica, visitaram a empresa CENOL - Ceramica do Norte, Lda, na Chapa – Amarante.

atv cenolEsta empresa é uma indústria com experiência no fabrico de tijoleira manual e rústica, fornos de barro em bico e grosso, fornos de estrutura pintados e galvanizados, fornos prontos e portas de forno em inox, fundida e ferro.
Esta visita teve como principal objetivo o aprofundamento das matérias leccionadas nas aulas de Técnicas de Cerâmica e proporcionar, desta forma, um contacto antecipado com a realidade do mundo empresarial.
Começámos, então, por conhecer a empresa, onde observamos o seu normal funcionamento. Em seguida, acompanhamos todo o ciclo produtivo da empresa e o processo de desenvolvimento dos produtos, desde a recepção da matéria-prima até ao produto final.
Os alunos tiveram oportunidade de colocar questões e de criarem tijoleiras de barro.
No final, todos consideraram que a visita de estudo foi interessante e divertida. 
À gerência e aos funcionários da empresa CENOL, agradecemos a amabilidade, disponibilidade e o tempo que dispensaram aos nossos alunos.

Exposição itinerante, do grupo editorial A Santillana

Na semana de 25 a 29 de abril, esteve patente no Agrupamento de Escolas de Amarante, uma exposição itinerante, do grupo editorial A Santillana.
Esta exposição é constituída por um conjunto de 15 painéis portáteis que apresentam, de forma gráfica e apelativa, as diversas tipologias do património.

atv santilhana

Este projeto conta coma participação da Fundação Manuel António da Mota, no qual se pretende promover "a educação patrimonial, para garantir a preservação de um bem reconhecidamente essencial para a sociedade — o seu património — e transmitir uma visão moderna, dinâmica e empreendedora do mesmo enquanto elemento de enriquecimento económico e social." 

 

Pág. 1 de 2

Contactos

Av. General Vitorino Laranjeira,
   nº 292, S. Gonçalo
   4600-018 Amarante

Telef. 255420620 / Fax. 255433993

direcao.aea@aea.edu.pt

 Serviços administrativos: 9:00 - 16:00

Copyright © 2018 Agrupamento de Escolas de Amarante | Desenvolvida por Ana Osório baseado num template de WarpTheme.
logo moodle 1 log be1 logo radio ativa 1 logo giae eb23 1 logo giae marao 1 facebook