AEA - GEN10S

 

 






A Escola Básica do Marão foi uma das 40 escolas selecionadas que irá beneficiar de uma iniciativa levada a cabo pela Google.org, Ayuda en Acción e SIC Esperança.

 
Promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos e reduzir o fosso nas competências digitais são os dois grandes objetivos do projeto GEN10S Portugal. 
O GEN10S prevê formar em programação Scratch 5 mil alunos dos 5º e 6º anos e 500 professores.Cada curso será constituído por 12 sessões, cada uma com 60 minutos. A metodologia educacional será baseada em três etapas – fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas – e o Scratch será a ferramenta a utilizar para ensinar a programar. Pretende-se que as crianças aprendam por via da resolução de problemas, da execução dos projetos e da experiência.

O projeto GEN10S surgiu inicialmente em Espanha, através da parceria da Ayuda en Acción com a Google.org, com o objetivo de assegurar a todas as crianças os recursos e oportunidades necessárias para o domínio das novas tecnologias numa era cada vez mais digital. Dados os resultados obtidos naquele país, a Google.org desafiou a SIC Esperança a implementar o projeto em Portugal.

Este projeto pretende responder ao desafio tecnológico que estamos a viver e que não pode deixar ninguém de fora, sob pena de acentuar as barreiras socioeconómicas e de género. Ao proporcionar igualdade de oportunidades na área digital desde a infância, asseguramos uma maior integração social e uma educação mais inovadora e focada no futuro.

Projeto SeguraNet

O projeto SeguraNet acaba de lançar a app Pisca Mega Quiz, que permite testar conhecimentos sobre a segurança digital nas categorias: dispositivos, privacidade, comportamentos e aprender. Pode descarregá-la de forma gratuita nas seguintes Apps Stores: Google Play, Apple Store e Windows Phone.

Leia Mais...

Contactos

Av. General Vitorino Laranjeira,
   nº 292, S. Gonçalo
   4600-018 Amarante

Telef. 255420620 / Fax. 255433993

direcao.aea@aea.edu.pt

 Serviços administrativos: 9:00 - 16:00