1. O Projeto
  2. Atividades Principais
  3. Atividades de follow-up

Inovar com PET: pedagogia - espaço - tecnologia

Início: 01-07-2017 | Fim: 30-06-2018
Referência do Projeto: 2017-1-PT01-KA101-035428
Financiamento: 16782 EUR

Programa: Erasmus+ 
Ação-chave: Mobilidade individual para fins de aprendizagem
Tipo de ação: Pessoal Educativo do Ensino Escolar

Tópicos: TIC - novas tecnologias - competências digitais  - competências básicas e transversais - pedagogia didática
     


Resumo do Projeto

Num mundo em rápida mudança, as exigências da profissão docente aumentam e as escolas sentem que entrar em sintonia com a era digital se tornou uma questão de sobrevivência. O modelo educacional com salas de aulas padronizadas em que o professor é reconhecido como o detentor da informação e responsável pela transmissão dos conteúdos já não tem relevância para o mundo real. Torna-se, pois, necessário repensar os espaços educativos para acomodar atividades diferentes e cumprir finalidades de aprendizagem distintas, adotar abordagens pedagógicas inovadoras, para além de ter de se garantir salas equipadas com tecnologia, criando oportunidades para uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada.

Objetivos

  • Repensar as práticas pedagógicas atuais e as abordagens presentes à gestão da sala de aula e à organização da escola;
  • Melhorar as competências digitais dos professores;
  • Integrar o uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem;
  • Criar ambientes de ensino e aprendizagem inovadores onde seja considerada a articulação entre pedagogia, espaço e tecnologia;
  • Desenvolver projetos pedagógicos com base na metodologia Projecto Based Learning;
  • Desenvolver nos alunos competências chave ou competências fundamentais para o século XXI, tais como a criatividade, a inovação, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisão, a comunicação, o trabalho colaborativo, a iniciativa e autonomia.

Participantes

Os participantes neste projeto são a Diretora do Agrupamento, a Diretora do Centro de Formação Amarante e Baião, e professores de três níveis de ensino ( 1.º, 2.º e 3.º ciclos) de diversos departamentos: Línguas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Ciências e Expressões.

Descrição das atividades

Os participantes vão realizar três tipos de mobilidade para desenvolverem competências digitais e competências pedagógicas com o recurso às TIC, que os conduzirá a metodologias e práticas de ensino mais inovadoras inspiradas nas melhores práticas internacionais e, consequentemente, à melhoria das aprendizagens dos alunos. Depois das mobilidades, prevê- se:

  • realização de workshops para disseminação dos resultados de aprendizagem;
  • acreditação ao CCPFC de uma ação de formação para docentes -
  • dinamizar projetos eTwinning
  • inovação na sala de aula: introdução da tecnologia para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem nas salas de aula convencionais; utilização da sala/ambiente educativo inovador para implementar a metodologia Projecto based Learning.

Metodologia a utilizar

Os professores pretendem integrar as experiências e competências adquiridas durante a mobilidade e continuar a investir na sua formação para que este projeto tenha sucesso. A melhoria das aprendizagens conseguir-se-á através de dinâmicas de intervenção ao nível das práticas pedagógicas e organizacionais da escola, com particular incidência nos modos de fazer aprender os alunos e de comprometer todos os atores educativos. A criação de um ambiente educativo inovador vai permitir maximizar uma cultura de aprendizagem, colocando todo o modelo organizacional e os recursos disponíveis ao serviço de melhores aprendizagens por parte de cada um e de todos os alunos.

Descrição dos resultados e impactos previstos

Impactos nos professores:

  • perceção da inovação como algo de importante, tornando-se capazes de criar a sua própria visão e cenários realistas para o ensino e aprendizagem; - capacidade para escolher ferramentas para tornar nas suas práticas de sala de aula mais inovadoras;
  • construção de atividades de aprendizagem com a ajuda das tecnologias para colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem; - implementação de metodologias .

O impacto nos alunos verificar-se – á ao nível de:

  • uma melhoria das aprendizagens com reflexos nos seus resultados escolares;
  • maior motivação e responsabilização pela sua própria aprendizagem;
  • desenvolvimento das competências transversais fundamentais para o século XXI;
  • acesso a um ambiente de aprendizagem que se adapte melhor às suas necessidades pessoais, ao seu estilo e aos interesses pessoais de aprendizagem;

Potenciais benefícios a longo prazo

A longo prazo, este projeto pretende reforçar o papel e a aprendizagem baseada nas TIC no ensino básico para suscitar um maior interesse e motivação para as profissões ligadas às competências digitais, contribuindo assim para reduzir o desfasamento entre as competências que são desenvolvidas através do sistema educativo e o tipo de competências que o exercício das profissões hoje exige. Ao desenvolverem um conjunto importante de competências essenciais para o Séc. XXI, os jovens ficarão mais motivados para continuarem a aprender depois de deixarem a escolaridade formal.

Summary of the project:
http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details-page/?nodeRef=workspace://SpacesStore/3b99d200-368a-4cf1-b272-981b072f7c09

  1. Mobilidade 1
  2. Mobilidade 2
  3. Mobilidade 3
Curso:  ICT for educators: empower your skills/ TIC para professores: melhora as tuas competências

Participantes: professores do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Diretora do Centro de Formação

Objetivos: melhorar as competências pessoais e profissionais dos participantes, dotando-os de habilidades e ferramentas para incorporar as TIC como prática corrente no ensino

Conteúdos:

Segunda-feira ( dia 17 de julho)

  • Introdução e visão geral do curso
  • Quebra gelo
  • Expectativas individuais
  • Discussão sobre o que é ICT
  • Principais estratégias de apoio à implementação das TIC na educação
  • Apoio da administração da instituição de ensino e da comunidade
  • Papel do educador e sua confiança e motivação
  • Introdução / Uso das TICs na minha organização
  • Reflexões do dia, discussão

Terça-feira ( dia 18 de julho)

  • O conhecimento dos professores influencia a forma como as TIC são utilizadas: capacidades técnicas
  • Exercícios práticos para identificar benefícios e desafios no uso das TIC
  • Ferramentas TIC na educação
  • Trabalhar com QI na prática
  • Exercícios práticos na criação de slides animados
  • Webconferência / Meeting/ Webinars
  • Reflexões do dia, discussão

Quarta-feira ( dia 19 de julho)

· Vamos falar sobre medias sociais: Facebook, Blogs, Sites, Fóruns, Podcasting e outros

· Exercícios práticos na criação e criação de um blog

· Recursos de informação on-line: enciclopédia, bibliotecas, revistas, revistas, MOOCs

· Reflexões do dia, discussão

 Quinta-feira ( dia 20 de julho)

· Combinação de vídeo, foto e media social para ensinar

· Como posso usar as ferramentas de TIC na prática? - plano de ação

· Reflexões do dia, discussão

· Resumo e avaliação do curso

 Sexta-feira ( dia 21 de julho)

Excursão cultural na área local

Curso2:  ICT for educators: empower your skills/ TIC para professores: melhora as tuas competências

Participantes: professores do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Diretora do Centro de Formação

Objetivos: melhorar as competências pessoais e profissionais dos participantes, dotando-os de habilidades e ferramentas para incorporar as TIC como prática corrente no ensino

Conteúdos:

Segunda-feira ( dia 17 de julho)

  • Introdução e visão geral do curso
  • Quebra gelo
  • Expectativas individuais
  • Discussão sobre o que é ICT
  • Principais estratégias de apoio à implementação das TIC na educação
  • Apoio da administração da instituição de ensino e da comunidade
  • Papel do educador e sua confiança e motivação
  • Introdução / Uso das TICs na minha organização
  • Reflexões do dia, discussão

Terça-feira ( dia 18 de julho)

  • O conhecimento dos professores influencia a forma como as TIC são utilizadas: capacidades técnicas
  • Exercícios práticos para identificar benefícios e desafios no uso das TIC
  • Ferramentas TIC na educação
  • Trabalhar com QI na prática
  • Exercícios práticos na criação de slides animados
  • Webconferência / Meeting/ Webinars
  • Reflexões do dia, discussão

Quarta-feira ( dia 19 de julho)

· Vamos falar sobre medias sociais: Facebook, Blogs, Sites, Fóruns, Podcasting e outros

· Exercícios práticos na criação e criação de um blog

· Recursos de informação on-line: enciclopédia, bibliotecas, revistas, revistas, MOOCs

· Reflexões do dia, discussão

 Quinta-feira ( dia 20 de julho)

· Combinação de vídeo, foto e media social para ensinar

· Como posso usar as ferramentas de TIC na prática? - plano de ação

· Reflexões do dia, discussão

· Resumo e avaliação do curso

 Sexta-feira ( dia 21 de julho)

Excursão cultural na área local

Projeto SeguraNet

O projeto SeguraNet acaba de lançar a app Pisca Mega Quiz, que permite testar conhecimentos sobre a segurança digital nas categorias: dispositivos, privacidade, comportamentos e aprender. Pode descarregá-la de forma gratuita nas seguintes Apps Stores: Google Play, Apple Store e Windows Phone.

Leia Mais...

Contactos

Av. General Vitorino Laranjeira,
   nº 292, S. Gonçalo
   4600-018 Amarante

Telef. 255420620 / Fax. 255433993

direcao.aea@aea.edu.pt

 Serviços administrativos: 9:00 - 16:00