Atividades

16-17 | Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor!

Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor!

O Dia da internet Segura, que se comemorou a 7 de fevereiro, foi uma iniciativa internacional da Comissão Europeia e do INSAFE, uma rede de organizações nacionais que coordenam projetos de sensibilização para a segurança da Internet em toda a Europa.

atv seguranet

Este dia foi assinalado no Agrupamento de Escolas de Amarante, através da realização de ações de sensibilização sobre Segurança na Internet para os alunos do 7.º e 8.º anos, com o objetivo de os dotar de conhecimentos, comportamentos e atitudes adequados a uma utilização segura da Internet e das redes sociais.

Estas sessões foram dinamizadas pelos Agentes da Secção de Programas Especiais da GNR que sensibilizaram os jovens para regras e medidas de segurança tendo em conta aquilo que são as suas práticas na Internet e os riscos que podem correr; os cuidados a ter na comunicação online; medidas de segurança relacionadas com redes sociais e comportamento perante ameaças online.

Os alunos foram alertados para a existência de:

Vírus informáticos – são programas de computador que se inserem em ficheiros. Estes, ao serem utilizados, provocam danos em outros ficheiros e mesmo nos computadores, apagando ou alterando dados e tornando-os inoperativos;

“malware” – que significa “software malicioso” e designa um conjunto de programas criados e distribuídos com o intuito de alterar dados, roubar informação ou danificar fisicamente os computadores.

“phishing” – é uma forma fraudulenta de adquirir dados confidenciais, tais como palavras-passe e códigos de contas bancárias e cartões de crédito. Num email – aparentemente de fonte fidedigna – o utilizador, ao clicar num link, é levado a uma página em tudo idêntica à do seu banco, onde, a pretexto de uma falsa confirmação de dados, é convidado a introduzir os seus códigos de acesso. Ao fazê-lo, sem se dar conta disso, o utilizador fornece os seus dados a outros que os irão utilizar para seu proveito.

“hacker” – é alguém que utiliza os seus conhecimentos informáticos para fins ilegais, introduzindo-se nos sistemas com o objetivo de alterar ou roubar dados, seja para proveito pessoal, seja para defesa de uma causa social ou política.

A utilização da Internet veio potenciar a disseminação destas ameaças. Infelizmente, todos os dias são criados novos vírus informáticos e novas formas de intrusão, pelo que é fundamental possuirmos as atualizações automáticas do nosso antivírus e ter instalada, permanentemente ligada e atualizada uma “firewall”. A "firewall" é um programa informático que monitoriza, em permanência, as ligações do nosso computador com o exterior, especialmente com a Internet, evitando intromissões indesejadas no nosso sistema.

Em caso de dúvidas, existe uma Linha Alerta 800 200 212 (site de denúncias de conteúdos ilegais na internet) e Linha Internet Segura 800 21 90 90 (serviço de atendimento telefónico e online de público em geral, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha).

As professoras ANA OSÓRIO e ANA BAPTISTA

 

15-16 | Santillana

Exposição itinerante, do grupo editorial A Santillana

Na semana de 25 a 29 de abril, esteve patente no Agrupamento de Escolas de Amarante, uma exposição itinerante, do grupo editorial A Santillana.
Esta exposição é constituída por um conjunto de 15 painéis portáteis que apresentam, de forma gráfica e apelativa, as diversas tipologias do património.

atv santilhana

Este projeto conta coma participação da Fundação Manuel António da Mota, no qual se pretende promover "a educação patrimonial, para garantir a preservação de um bem reconhecidamente essencial para a sociedade — o seu património — e transmitir uma visão moderna, dinâmica e empreendedora do mesmo enquanto elemento de enriquecimento económico e social." 

 

16-17 | Relações Saudáveis vs Relações não saudáveis

Relações Saudáveis vs Relações não saudáveis

Com o objetivo de assinalar o Dia dos Namorados, a Escola Básica de Amarante, a Associação de Estudantes Eulália Macedo, a Radio Ativa e o Projeto Teia+, através da atividade Reanimar, organizaram um dia repleto de iniciativas!

educacao para a cidadania 20 3 2017 1Foram dinamizadas palestras alusivas ao tema “Relações Saudáveis vs Relações não saudáveis”, promoveu-se uma exposição subordinada ao tema “Semeia Amor e corta na violência” e a Rádio Ativa deu música num amor de playlist!

Para além disso, as alunas foram desafiados a preencher o Mural “Deixa aqui o teu coração”, com mensagens positivas e a adoçar o dia na Banca “Doce&Afeto”. Sem esquecer que relações saudáveis em corpo e mente sã é uma combinação perfeita, decorreu também um workshop de Zumba “MANUS ZUMBÁSTICOS/GINOFITNESS”.
O dia terminou com o jogo “A incógnita do amor”, que contou com a participação massiva e ativa de todas!

Doutora CÉLIA PEREIRA (projeto CLDS/Teia+)

 

15-16 | Mostra de qualificação de Amarante

Mostra de Qualificação de Amarante

Nos dias 3,4 e 5 de maio o Agrupamento de Escolas de Amarante, participou na Mostra de Qualificação de Amarante, no Instituto Empresarial do Tâmega, onde foram expostos os trabalhos realizados pelos alunos do Curso Vocacional de Pastelaria / Técnicas de Cerâmica / Gestão de Equipamentos Informáticos.

atv mostra qualif

 

3, 4 e 5 de maio: 1ª Mostra de Qualificação de Amarante

 
 

15-16 | CENOL - Visita de Estudo

Visita de Estudo à CENOL

No dia 06 de abril, no âmbito da disciplina de Técnicas de Cerâmica, os alunos do Curso Vocacional, na companhia da diretora de turma e do professor de Técnicas de Cerâmica, visitaram a empresa CENOL - Ceramica do Norte, Lda, na Chapa – Amarante.

atv cenolEsta empresa é uma indústria com experiência no fabrico de tijoleira manual e rústica, fornos de barro em bico e grosso, fornos de estrutura pintados e galvanizados, fornos prontos e portas de forno em inox, fundida e ferro.
Esta visita teve como principal objetivo o aprofundamento das matérias leccionadas nas aulas de Técnicas de Cerâmica e proporcionar, desta forma, um contacto antecipado com a realidade do mundo empresarial.
Começámos, então, por conhecer a empresa, onde observamos o seu normal funcionamento. Em seguida, acompanhamos todo o ciclo produtivo da empresa e o processo de desenvolvimento dos produtos, desde a recepção da matéria-prima até ao produto final.
Os alunos tiveram oportunidade de colocar questões e de criarem tijoleiras de barro.
No final, todos consideraram que a visita de estudo foi interessante e divertida. 
À gerência e aos funcionários da empresa CENOL, agradecemos a amabilidade, disponibilidade e o tempo que dispensaram aos nossos alunos.

16-17 | Projeto Fénix

Apresentação do Projeto Fénix

No dia 04 de julho realizou-se no Agrupamento de Escolas de Amarante (auditório do CCA), a apresentação do Projeto Fénix.

atv fenix

O Projeto Fénix foi apresentado a todos aos docentes pela Dr.ª Luísa Tavares Moreira (coordenadora nacional do projeto) e pela Dr.ª Helena Fonseca, no âmbito de uma medida inscrita no Plano de Ação Estratégica do AEA, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar a aplicar aos alunos do 1º e 2º anos, a partir do próximo ano letivo.
Esta ação contou com a presença de cerca de 160 professores de todos os ciclos e níveis de ensino do Agrupamento.

 

15-16 | Semana das Ciências e Tecnologias

Semana das Ciências e Tecnologias

De 4 a 8 de abril, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Amarante, a “Semana das Ciências e Tecnologias” da responsabilidade do departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

atv semana ciencias

Esta iniciativa, teve como principais objetivos, motivar os alunos para as Ciências Experimentais, desenvolver a curiosidade e o espírito científico, desenvolver competências no âmbito do trabalho experimental e incrementar a literacia científica dos mesmos.

Ao longo de todo a semana, na EB2,3 de Amarante e na EBI do Marão, decorreram diversas atividades no âmbito da Matemática, Ciências Naturais, Ciências Físico-químicas e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Assim, os alunos tiveram oportunidade de realizar uma visita ao Centro Nacional de Sementes Florestais, assistir a diversas ações de sensibilização, participar em campeonatos de matemática, visitar uma feira de minerais, assistir a um espetáculo de dança, entre outras. Ainda neste âmbito, no dia 6 de abril, a professora doutora Isilda Rodrigues, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dinamizou, juntamente com um grupo de alunos desta universidade, uma sessão de atividades experimentais intitulada “ À descoberta da Ciência e do Ambiente”, nas duas escolas.

Os alunos mostraram-se sempre muito entusiasmados e participaram ativamente em todas as atividades. 

A Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências,
Marta Fontes

Projeto SeguraNet

O projeto SeguraNet acaba de lançar a app Pisca Mega Quiz, que permite testar conhecimentos sobre a segurança digital nas categorias: dispositivos, privacidade, comportamentos e aprender. Pode descarregá-la de forma gratuita nas seguintes Apps Stores: Google Play, Apple Store e Windows Phone.

Leia Mais...

Contactos

Av. General Vitorino Laranjeira,
   nº 292, S. Gonçalo
   4600-018 Amarante

Telef. 255420620 / Fax. 255433993

direcao.aea@aea.edu.pt

 Serviços administrativos: 9:00 - 16:00